Desenvolvimento da Cozinha 4.0
A cozinha passou por diversas mudanças ao longo dos anos, com sua primeira grande estruturação com Georges-Auguste Escoffier, quando desenvolveu a brigada da cozinha no século 19, e atualmente com o desenvolvimento das cozinhas 4.0 que alterou completamente o funcionamento e organização.
A partir deste artigo, você irá conhecer mais sobre a tecnologia dentro das cozinhas industriais e seus processos de melhorias e automação.
Boa leitura!
O QUE É A COZINHA 4.0?
A cozinha 4.0 é um conceito que une alta tecnologia e gastronomia. Inspirada na indústria 4, ela é baseada em um sistema integrado de automação, onde equipamentos e utensílios são conectados por meio de softwares e sensores, permitindo uma gestão mais eficiente e segura dos processos culinários. Além disso, a cozinha 4.0 também utiliza inteligência artificial para aprimorar a qualidade dos pratos e garantir a satisfação do cliente.
OS PONTOS DA COZINHA 4.0
Uma das principais características da cozinha 4.0 é a automação de processos. Equipamentos de cozinha inteligentes e conectados, como fornos combinados e ultracongeladores, podem ser controlados por meio de aplicativos móveis, permitindo que os chefs acompanhem o processo de preparo de alimentos de qualquer lugar.
Além disso, há redução de desperdício de alimentos, em que sensores podem monitorar a qualidade dos alimentos em tempo real e alertar os chefs quando eles estão prestes a estragar, fora isso a automação de processos pode ajudar a garantir que os alimentos sejam cozidos de maneira uniforme e precisa, evitando desperdícios.
Outra vantagem da cozinha 4.0 é a possibilidade de personalização dos pratos. Com a inteligência artificial, é possível analisar o histórico de pedidos e preferências dos clientes, criando sugestões de pratos e adaptações para cada um deles. Isso aumenta a fidelização do cliente e melhora a experiência gastronômica como um todo.
Processos de cook and chill, cook and freeze e cook and serve se beneficiaram com o desenvolvimento desse estilo de cozinha. A ultização de embaladora a vácuo, processo acelerado de cocção por meio de fornos combinados e o rápido resfriamento ou congelamento dos produtos agilizam o processo, permitindo um aumento de produtividade mantendo o mesmo número de funcionários, redução de equipamentos e, além de tudo, um maior controle de estoque.
MUDANÇA DE CULTURA
Por fim, a entrada da tecnologia permitiu uma redução de custos, podendo atingir até 60% de economia e reduzir gastos com gás, água e energia, mesmo esses ultimo sendo os principais pilares para a introdução desses equipamentos na cozinha. A tecnologia é algo que entrou aos poucos nos restaurantes, trazendo novas técnicas e tendências que vieram para ficar, apenas evoluindo ainda mais a área.
Além da eficiência, investir em uma cozinha 4.0 proporciona um restaurante mais sustentável. Pensando nisso, a Macom acompanha o avanço da tecnologia presente nos restaurantes, fornecendo equipamentos que possuem alta tecnologia, desde ultracongeladores até fornos combinados, procurando trazer resultados lucrativos para o seu negócio.
A Macom é reconhecida como líder do segmento de equipamentos para cozinhas profissionais. Há 50 anos no mercado, buscamos atender as necessidades dos nossos clientes, através de equipamentos com alta eficiência, para aguentarem o dia a dia da cozinha!
Você também pode se interessar por: COMO ESCOLHER FORNECEDORES DE EQUIPAMENTOS PARA SUA COZINHA PROFISSIONAL?